

Desde 2015-16, estamos melhorando a comunicação em nosso Distrito. A Imagem Pública possui papel importante em nossa organização. De acordo com o manual para a Presidente da Comissão de Imagem Pública, “Quanto melhor for a imagem do clube na comunidade, maior o número de associados potenciais que atrairá”. Sendo assim, é preciso melhorar a divulgação de nossas atividades, seja nas redes sociais, nas mídias locais, sempre visando o público externo ao Rotary.
E é por isso que estamos em várias frentes de trabalho. Em 2017-18, passamos a fazer parte da maior plataforma nacional online para Rotary, Rotaract e Interact: o UnyClub. Com ele foi possível organizar uma rede de divulgação, em que clubes e Distritos divulgam suas atividades, de forma centralizada. Ou seja, um clube divulga em seu site, que também aparece no site do Distrito e de outros clubes. Isso permite a interconexão necessária para que visitantes de um site possam também ver as atividades de outros clubes.
Em 2018-19, o Distrito passou também a transmitir ao vivo, pelo Facebook, os treinamentos da Equipe Distrital, visando a capacitação das lideranças. Isso permitiu que todos pudessem assistir às palestras e dinâmicas. Por termos uma extensão territorial grande, há a dificuldade de que todos os responsáveis pelas comissões possam comparecer aos treinamentos. Outro detalhe importante é que as transmissões também ficam armazenadas, possibilitando a revisão das capacitações, permitindo um melhor entendimento do conteúdo. Este esforço serve mais como uma comunicação interna, mas necessária para melhorar a formação e distribuição de conhecimentos rotários.
E neste ano rotário, estamos propondo uma nova forma de ler o Informativo. Por muito tempo, nossa publicação mensal se chamou Carta Mensal, em 2015-16, passou a se chamar Comunicado Mensal e em 2016-17, tomou o nome de Informativo Rotário.
Além de colocarmos um nome próprio para o informativo, vamos fazer uma importante alteração na forma de divulgá-lo. Com o fim das publicações impressas, passamos a distribuir os informativos de forma eletrônica, ou seja, um arquivo PDF distribuído por e-mail, WhatsApp e download no site do Distrito.
Percebemos, porém, que que a leitura ainda não era a esperada, pelo fato de ter de baixar um arquivo, muito pesado para telefones. Observando isso acontecer com muita frequência, pensamos em como resolver este problema. E a solução encontrada foi transformar as publicações em um formato de revista eletrônica.
Basicamente as matérias, fotos, propagandas, tabelas, etc, estarão também em um site criado especificamente para a revista. Lá teremos todas as publicacões, com um sumário interativo, onde teremos links que redirecionarão para ps conteúdos. Além de não precisarmos baixar nenhum arquivo, o acesso será mais veloz, por contar com a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages, em tradução livre, páginas aceleradas para dispositivos móveis), do Google, que otimiza o carregamento do site.
Conforme determinado por Rotary International, as publicações mensais devem ser enviadas para a RIBO. Por isso, continuaremos a desenvolver o informativo no modelo tradicional, em PDF, que também estará disponível no site da nossa publicação, para quem quiser baixar, imprimir, encaminhar por e-mail e redes sociais.
Acreditamos que com mais essa inovação, criaremos novas conexões e facilitaremos a disseminação de informações importantes pelo novo e gigante Distrito 4521.
Boa leitura!
Deixe um comentário